O Presidente da CBF é Baiano
Ednaldo Rodrigues significa uma mudança de eixo político e de perfil do homem que se senta na cadeira mais importante do Futebol Brasileiro.
Não se trata de um representante da aristocracia paulista ou carioca, como os antecessores Rogério Caboclo, Marco Polo Del Nero, José Maria Marin e Ricardo Teixeira. É um baiano de Vitória da Conquista, 68 anos, negro, que foi jogador de futebol amador e ficou pouco mais de duas décadas na órbita do futebol até — por uma série de eventos inesperados — tomar conta da tão almejada caneta.
Ednaldo Rodrigues Gomes foi eleito para comandar a CBF de 2022 a 2026
Desde a juventude, Ednaldo Rodrigues tem sua trajetória ligada ao futebol, esporte que sempre praticou como atleta amador, tendo sido tetracampeão no União Atlético Clube, de Vitória da Conquista.
Como dirigente esportivo, sua carreira começa bem antes da Federação Bahiana de Futebol (FBF): foi Presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres entre 1979 e 1983, tendo se sagrado campeão do Campeonato Intermunicipal de Futebol da Bahia, um dos mais disputados do mundo, com mais de 80 municípios e 3.000 atletas participantes.
Em 1993, ingressou na Federação Bahiana de Futebol (FBF) como Diretor de Futebol Intermunicipal, assumindo posteriormente a Diretoria de Futebol e a Diretoria de Registros e Transferências. Quatro anos após, em 1997, tornou-se Vice-Presidente, com a profissionalização da entidade pelas mãos do então Presidente, Virgílio Elísio, que veio a ser Diretor de Competições da CBF, pavimentando o caminho para a eleição de Ednaldo Rodrigues à Presidência da FBF por aclamação, em 2001.
Foi reeleito na FBF por mais três mandatos, todos por aclamação, saindo em 2019 para assumir a Vice-Presidência da CBF. foi um dos idealizadores da Liga do Nordeste.
Em agosto de 2021, após indicação do Conselho de Administração, foi escolhido para gerir a CBF interinamente substituindo Rogério Caboclo, que fora afastado pela Comissão de Ética da entidade.
Tendo como bandeiras a união e o diálogo com todos os integrantes da estrutura do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues permaneceu como Presidente em exercício da CBF até a Assembleia Geral Eleitoral de 23 de março de 2022, que o escolheu para exercer a Presidência até 2026. Candidato único pela chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro", foi eleito com a quase totalidade dos votos: 26 das 27 Federações Estaduais, 20 Clubes da Série A e 19 dos 20 Clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.
A CBF está em boas mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário